Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2019-2023

Caros colegas, no mês de setembro de 2018, daremos início ao levantamento das necessidades do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFRS PDTIC 2019-2023.

O planejamento deve ser materializado em um documento escrito, publicado e divulgado abrangendo ambientes internos e externos, relativos à área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.  No âmbito do órgãos integrantes do SISP este documento é o PDTIC.

Conforme a IN 04/2014, o PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TI, que visa atender às necessidades tecnológicas e de comunicação de dados de um órgão ou entidade por um determinado período. Portanto, toda a contratação de TIC deve ser planejada conforme previsto no PDTIC.

“Toda a contratação de TIC deve ser planejada conforme previsto no PDTIC.”

 

Apresentação elaborada pela comissão do PDTIC 2019-2023

Planilha do PDTIC 2019-2023

A definição dos requisitores incluindo  Coordenadores de Setor, Diretores, Coordenadores de Curso, Representantes do NIEPES, Representantes de Núcleos(Ex:NAPNE, NEAD), entre outros, é para que na consolidação dos dados apareçam abas na planilha com o nome do setor requisitante, facilitando a análise posterior por parte da Coordenadoria de TI e da Direção.

Importante

  • A Lista de Requisitores/Demandantes pode ser acessar pelo link: lista de usuário pré cadastrados no sistema.
  • Caso você seja um Requisitor, mas esteja em licença/afastamento, favor informar o servidor que está te substituindo para que ele possa inserir as demandas.
  • Servidores que não são requisitores, devem solicitar suas demandas diretamente ao seu chefe imediato, que irá inserir-lás no sistema.

Exemplo – Planilha PDTIC 2016-2017

 

PDTIC - Imagem Ilustrativa
Consolidação PDTIC – Imagem Ilustrativa

Acesse o link com um exemplo completo da planilha, referente à consolidação dos dados executada na reitoria no passado, PDTIC 2016-2017.

Informações importantes

  • O PDTIC tem vigência de 5 anos acompanhando o PDI. As demandas deverão ser elencadas de acordo com o período e sua necessidade.
  • O PDTIC poderá ser revisado anualmente.

O Sistema PDTIC – Simplificando o Plano Diretor de TI

Os colegas de Tecnologia da Informação do Campus Rio Grande desenvolveram e testaram nos últimos anos um sistema simples e online que facilita a inserção das demandas por parte dos requisitores, dos revisores e  da equipe responsável pela consolidação dos dados.

Vantagens

  • Acesso unificado via portal simples (praticamente uma única tela)
  • Traz Categorias e Descrições de itens pré-definidas, agilizando o preenchimento
  • Evita ambiguidade de informações (Mesmo item, preços discrepantes)
  • Confidencialidade: cada usuário/requisitor tem seu próprio registro de demandas

Sendo assim, preparamos um série de vídeo-tutorais(pouco mais de 1 minuto no total) que explicam os passos pra utilização do sistema. Para verificar se você é um REQUISITOR, consulta a lista de usuário pré cadastrados no sistema.

ACESSO AO SISTEMA COM USUÁRIO E SENHA( nº SIAPE)

* no primeiro acesso será necessário redefinir a senha

CADASTRAR ITEM E SEU QUANTITATIVO POR ANO

ALTERAR QUANTITATIVO DE UM ITEM

VISUALIZAR ITENS CADASTRADOS

EXCLUIR ITEM

Finalmente, as demandas deverão ser cadastradas a partir de segunda-feira, dia 3 de setembro de 2018, conforme o Cronograma PDTIC.

Link de acesso ao sistema:

 https://sistemas.riogrande.ifrs.edu.br

Usuário: nº do SIAPE

Senha: nº do SIAPE

 

Desejamos um bom trabalho a todos na execução do PDTIC, em caso de necessidade a equipe de TI está à disposição para auxiliá-los através do email cti@sertao.ifrs.edu.br.

Att,

Equipe de TI do IFRS Campus Sertão.

http://suporte.sertao.ifrs.edu.br

Tiago

Authenticated at 2018-08-17 14:26:38

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