Desenho CAD

FreeCAD é um modelador 3D paramétrico, feito principalmente para projetar objetos da vida real, de qualquer tamanho. A modelagem paramétrica permite modificar facilmente o seu desenho, recorrendo ao histórico do modelo e alterando parâmetros. O FreeCAD tem código aberto e é altamente personalizável, programável e extensível.

FreeCAD é multiplataforma (Windows, Mac e Linux) e lê e escreve muitos formatos de arquivo como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e muitos outros.

 


LibreCAD é uma aplicação de desenho assistido por computador, ou Computer Aided Design (CAD), livre para o projetos em 2D. Ele funciona em GNU/Linux, Mac OS X, Unix e sistemas operacionais Microsoft Windows.[1][2]

LibreCAD foi desenvolvido como uma bifurcação do QCad Community Edition. A interface gráfica de LibreCAD é baseada em bibliotecas Qt4, de modo que é executado em várias plataformas, da mesma maneira.[3][4]

A maioria dos conceitos de interface e manipulação são análogos ao AutoCAD, tornando-o mais fácil de usar para usuários com experiência neste tipo de aplicação CAD comercial.

O LibreCAD usa o formato de arquivo AutoCAD DXF internamente para importar e salvar arquivos, bem como permite exportar para muitos outros formatos de arquivo.