Samba 4: ingressando clientes Linux no AD usando a ferramenta CID

O CID é um pacote de scripts desenvolvido pelo Tecnológo em Redes do Instituto Federal Bahiano Eduardo Moraes. Ele faz todos os ajustes necessários na estação de trabalho Linux para prover o ingresso no controlador de domínio. Pode ser necessário ajustes nas janelas de inicialização, conforme o tema do ambiente gráfico.

“Com o CID, ingressar um host Linux no AD se torna mais simples e ágil que no cliente Windows”

Instalando o CID via repositório

Para Ubuntu e seus derivados convém instalar a partir do PPA disponibilidado pelo desenvolvedor, mantendo assim a ferramenta devidamente atualizada. Segue os comandos:

add-apt-repository ppa:emoraes25/cid -y && apt-get update -y
apt-get install cid cid-gtk -y

Para instalação em outras distribuições pode ser usado um script disponível em https://sourceforge.net/projects/c-i-d/  , nesse repositório também consta o manual de instalação e uso do CID.

Ingressando clientes Linux no domínio Samba 4

O procedimento é bastante simples já que o é criado um lançador no menu do sistema. Pesquise por CID no menu de aplicações e clique no icone Cid-Gtk (necessário ser root):

Tela Inicial CID

Credenciais para Ingresso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Será necessário reiniciar para completar o procedimento. Pronto! A estação já deve estar pronta para login usando credenciais do AD.

Solução de Problemas

  1. Certifique-se de que as configurações de DNS da estação estejam corretas;
  2. No Mint com ambiente Cinnamon pode ser interessante alterar o tema da Janela de Início de Sessão para disponibilizar a opção de troca de usuário. Uma boa opção é o tema MDModern (Configurações do Sistema-Janelas de início de Sessão-Tema-MDModern);
  3. No Ubuntu Studio não funcionou quando o Samba foi provisionado com domínio nome Netbios diferentes.
  4. Caso a estação já tenha recebido um login de um usuário e o Samba seja reprovisionado, é necessário excluir o HOME do usuário caso o novo provisionamento contenha um usuário com o mesmo nome de login.
  5. O CID disponibiliza um item Help que contém logs bastante úteis, por exemplo, o Scripts Logon que mostra como ocorreu o login do usuário.
Publicado em 16/11/2017, em Samba 4. Marcado com as tags Active Directory, Domínio, Linux, Samba 4.