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WebConferência via RNP – Agendamento e Acesso

WebConferência via RNP

É uma solução que integra conferências pela Internet, treinamentos ao vivo, tutoria e/ou colaboração. A ferramenta suporta a transmissão de voz e vídeo, também permite a utilização de slides, compartilhamento de aplicações, arquivos, etc. Na webconferência cada participante utiliza seu próprio computador. Não é necessário instalar softwares ou utilizar equipamentos especiais.

 

FUNCIONAMENTO

Para a realização de uma web-conferência é necessário o agendamento da sala de reunião. A sala de reunião é um espaço virtual do sitio da web-conferência onde os usuários entrarão, em dia e horário agendados com os participantes.

Em cada sala virtual existe um responsável da TI cadastrado. Este responsável é o Host da sala virtual. Portanto, a cada reunião é necessário que o Host esteja presente para que possa fazer o gerenciamento. Na impossibilidade do Host permanecer ao longo de todo tempo de duração da reunião ele pode delegar a função de Host a algum participante da sala, ficando, desta forma, liberado de participar.

Por exemplo: um servidor do câmpus Sertão solicitou a sala virtual para uma web-conferência. No dia e hora marcados, um responsável da TI, que é o Host da sala, terá que estar presente para aceitar pelo menos o pedido de entrada do servidor. Tão logo ele entre, o TI pode delegar a função de Host ao servidor e sair da sala.

 

AGENDAMENTO DA SALA VIRTUAL

O agendamento da sala de virtual deve ser realizado  via sistema de chamados de TI do IFRS Campus Sertão pelo link: https://suporte.sertao.ifrs.edu.br/.

Selecione o Tipo REQUISIÇÃO, e a categoria WEBCONFERÊNCIAAGENDAMENTO DE SALA VIRTUAL.

O link de acesso a sala virtual será enviado para o servidor solicitante.

No horário agendado acesse o link http://webconf2.rnp.br/ifrs_srt

 

DICAS ÚTEIS

 

  • Atualmente apenas o browser Mozila Firefox está com o funcionamento garantido. O Chrome está com limitações em função do Java

 

  • Antes da reunião faça os testes de audio e microfone de seu computador. Isto evitará transtornos no decorrer da reunião. Normalmente os primeiros 15 minutos da reunião são suficientes

 

 

TUTORIAIS EM VÍDEO

Entrando na sala de meeting

Usando o assistente do áudio

Usando o microfone

Usando a câmera

Compartilhando conteúdos

Usando o pod bate-papo

Utilizando a janela de anotações

Utilizando a janela de compartilhamento de arquivos

Utilizando a janela de compartilhamento de links web

Utilizando a janela de pesquisa

 

 

DEFINIÇÕES

RNP: Rede Nacional de Pesquisa (http://www.rnp.br)

Navegador: Software utilizado para acessar sites da Internet. São exemplos de navegadores: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

Reunião: É o encontro virtual numa data e horário estabelecidos entre os usuários no software da webconferência.

Host: Usuário que tem permissão para iniciar e encerrar as reuniões, convidar participantes, aprovar convidados, excluir participantes e dar permissões aos demais usuários.

Apresentador: Usuário que tem permissão para exibir slides na reunião e outros conteúdos suportados, como compartilhar telas, utilizar chat e transmitir áudio e vídeo com a webcam.

Participante: Usuário que participa de uma reunião.

Headset: Fone de ouvido com microfone.

 

 

RECURSOS

Os recursos disponíveis a cada reunião são:

Exibição de Apresentações: Slides de documentos, imagens e textos são exibidos aos participantes, em conjunto com ferramentas de marcação e desenho.

Compartilhamento de Tela: Os participantes podem visualizar tudo o que o apresentador tem na tela de seu computador ou ainda é possível compartilhar a janela aberta de um aplicativo.

Vídeo Streaming: O vídeo ao vivo do apresentador e/ou participantes é exibido para o público via webcam.

Audioconferência: Conversa em tempo real entre os participantes pelo computador utilizando o headset.

Chat: Conversas de texto entre os participantes. As conversas podem ser públicas (todos conversam com todos) ou privadas (entre dois participantes).

 

 

REQUISITOS BÁSICOS

Computador conectado à Internet;

Fone de ouvido com microfone (headset). Não é recomendável outro tipo de dispositivo de áudio, como alto-falantes e microfones integrados de notebooks, pois estes podem causar interferências ou ruídos indesejados;

Webcam para transmissão (opcional);

Flash Player atualizado no computador;

Firewall deve ter as seguintes portas TCP liberadas para saída: 80 ou 443 – para o acesso HTTP – e a 1935, necessária para visualizar ou disponibilizar compartilhamento de conteúdo;

Banda mínima disponível de Internet de 256 kbps;

Link para testar a conexão: http://na1cps.adobeconnect.com/common/help/en/support/meeting_test.htm.

 

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Informações mais detalhadas podem ser encontradas em: http://www.rnp.br/servicos/conferenciaweb.html

Manual de referência do Adobe Connect 8: http://help.adobe.com/pt_BR/connect/8.0/using/connect_8_help.pdf

 

 

FAQ

Perguntas e respostas frequentes

 

 

Qualquer dúvida entrar em contato com a Coordenadoria de TI via sistema de chamados(categoria Webconferência – Dúvidas).

Publicado em 08/05/2017, em RNP, WebConferência. Marcado com as tags RNP, WebConferência.