Wiki >

Como definir uma senha segura e fácil de memorizar?

Quando se fala em senha, o ideal é que cada usuário construa seus próprios padrões. Nota-se que alguns usuários são descuidados quanto a definição das senhas e abrem mão da segurança pela facilidade. Vai uma dica de criação de senhas seguras e fáceis de memorizar:

Convém que as senhas sejam formadas por pelo menos 8 caracteres sendo que devem ser utilizados alfanuméricos e símbolos especias. Dentre as as técnicas utilizadas para obtenção de senhas a mais trivial é a chamada “força bruta”. Em testes de força bruta algoritmos são utilizados para testar todas as combinações possíveis de caracteres, sendo assim, quanto menor o número e variedade de caracteres mais rápido atacante deverá identificar a senha correta.

Mais segurança

Existem aspectos e técnicas de proteção que deveriam ser observados. Um ponto importante é certificar-se de que a tela de login do sistema online é segura, observando se sistema utiliza HTTPS. Quanto aos recursos, um que boa parte dos portais atualmente disponibilizam é a chamada Autenticação em Duas Etapas onde após o usuário efetuar login e antes de liberar o acesso ao sistema, é cobrado um código (expirável em poucos segundos) a ser enviado ou gerado (Google Autenticator) diretamente no celular. Portanto, o acesso é liberado somente para quem tiver posse do celular no momento do login.

 

Mais dicas de segurança para Internet você pode obter acessando a cartilha do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – CERT.BR:
http://cartilha.cert.br/

 

Publicado em 14/12/2016, em Wiki. Marcado com as tags HTTPS, Segurança, Senhas.